O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, desafiou, ontem, quinta-feira, em Maputo, o novo governador da província da Zambézia a aliviar o mais rápido possível o sofrimento da população, "porque o povo está a sofrer e precisa imediatamente de respostas concretas".
O estadista moçambicano entende ainda ser urgente a conjugação de todos os esforços para a mitigação do sofrimento das populações afetadas, tendo lamentado a perda de vidas humanas.
“Este é um compromisso de trabalho árduo e abnegado em prol do progresso e elevação do nível da vida das populações da Zambézia. Assumimos assim a nossa missão de fazer diferença. Acompanhamos com consternação os efeitos devastadores das cheias. Temos que ter em consideração que assumimos o trabalho num momento crítico de grande vulnerabilidade que exige uma capacidade interventiva para assistência humanitária,” disse.
Num outro desenvolvimento disse que as infraestruturas destruídas exigem uma intervenção rápida para transitabilidade de pessoas e bens, “a tarefa que temos pela frente não é fácil, mas não podemos pensar que os desafios são incontornáveis. Portanto, tenho a certeza de que com a solidariedade e empenho do nosso povo e os demais parceiros vamos enfrentar as dificuldades”.
Idnórcio Muchanga