DHLAKAMA DIZ QUE NOVA REGIÃO AUTÓNOMA SERÁ DECIDIDA NA AR

Dhlakama diz que nova região autónoma será decidida na AR
O presidente da Renamo, Afonso Dhlakama, anunciou hoje que a sua reivindicação de uma região autónoma no centro e norte de Moçambique, será decidida no parlamento, esperando que o partido maioritário respeite os entendimentos alcançados com o Governo.
"O Presidente entendeu [as exigências] e a Renamo tem de apresentar um anteprojecto, que será submetido à Assembleia da República, no compromisso de que as bancadas terão de levar a sério, porque não será um anteprojecto normal em que a oposição apresenta e a bancada maioritária chumba", disse o líder do maior partido de oposição, após uma nova ronda negocial com o Presidente moçambicano, Filipe Nyusi.
Dhlakama sublinhou que "é importante que as bancadas saibam que há entendimento entre o Governo e a Renamo, à semelhança do que aconteceu com a lei eleitoral, que foi negociada fora [em 2014 com o anterior Presidente Armando Guebuza, antes das eleições gerais de 15 e outubro], e as bancadas, que já tinham orientações dos partidos, aprovaram".
Por sua vez, o Presidente da República, Filipe Nyusi, disse que saiu satisfeito do encontro e que as matérias discutidas com o líder da Renamo irão ser submetidas ao parlamento.
“Estou satisfeito porque estamos a caminhar dentro dos trilhos da lei”, destacou o Chefe do Estado moçambicano.

COMPARTILHAR

Author:

Anterior
Proxima