O fotógrafo dinamarquês Mads Nissen ganhou nesta quinta-feira (12) o World Press Photo, o maior prémio do fotojornalismo mundial, com uma foto tirada em 2014 e intitulada "Jon and Alex". O registo capta de maneira muito íntima um casal de homossexuais num quarto em São Petersburgo, na Rússia. A decoração do local limita-se a uma cortina cor bege escuro. Um dos dois homens, deitado, fecha os olhos por um momento, enquanto o outro, com a mão no seu peito, o observa.
A foto foi tirada como parte da reportagem "Homofobia na Rússia'" Segundo a ONG Human Rights Watch, a comunidade sofre cada vez mais agressões, frequentemente toleradas e inclusive encorajadas pelas autoridades.
O director da World Press Photo, Lars Boering, e a presidente do júri da 58ª edição, Michele McNally, também editora-assistente do jornal "The New York Times", anunciaram o nome do ganhador deste prémio em Amsterdão. Michelle qualificou a fotografia como "muito íntima e incrivelmente bonita, magnificamente executada e com uma composição impecável". "A imagem ganhadora deveria ser estética, ter impacto, e o potencial para se converter num ícone", afirmou. Já o próprio autor da foto, Mads Nissen, explicou que a imagem fala ao mesmo tempo de "amor e ódio, de desejos profundos... e da homofobia na Rússia".
O júri examinou cerca de 100 mil imagens, apresentadas por 5.692 fotógrafos de 131 países. Ao todo, foram premiados 42 fotógrafos de 17 nacionalidades em oito categorias.
Foto do americano Pete Muller, 1º lugar na categoria General News Stories do World Press Photo 2015; a imagem mostra uma equipa médica na Serra Leoa levando de volta a uma área de isolamento um paciente de ébola durante um delírio.
Foto de Bao Tailiang, da China, 1º lugar na categoria Sports do World Press Photo 2015; a imagem mostra Lionel Messi, da Argentina, olhando para a taça da Taça do Mundo logo após a sua selecção ser derrotada pela Alemanha, no Maracanã.
Foto do turco Bulent Kilic, da AFP, ficou em 1º lugar na categoria Spot News do World Press Photo 2015; a imagem mostra uma jovem ferida durante os confrontos com a polícia após o funeral de Berkin Elvan, 15, morto em conflito anterior em Istambul.
O fotógrafo chinês Yongzhi Chu é o vencedor na categoria individual de Natureza. A imagem mostra um macaco quando estava a ser adestrado para trabalhar num circo, em Suzhou, na província de Anhui.
O fotógrafo russo da agência European Pressphoto Agency (EPA) Sergei Ilnitsky é o vencedor na categoria de notícias gerais. A imagem mostra os danos na mesa de uma cozinha no centro de Donetsk (Ucrânia), após ser atingida por fogo de artilharia durante os combates entre soldados ucranianos e mílicias prórussas a 26 de agosto de 2014.
Segundo prémio na categoria de notícias gerais para o fotógrafo italiano Massimo Sestini, que mostra o resgate de imigrantes por uma fragata italiana a 7 de junho de 2014.
Primeiro prémio na categoria de concurso de fotografia para Anand Varma, da 'National Geographic Magazine'.