MICHELLE OBAMA CAUSA POLÊMICA AO NÃO USAR VÉU NA ARÁBIA SAUDITA

Michelle Obama causa polêmica ao não usar véu na Arábia SauditaMichelle acompanhou o marido durante visita oficial ao país (Foto: AP)
A primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, causou polêmica e foi criticada nas redes sociais por não cobrir a cabeça com um véu durante a visita que realizou na terça-feira à Arábia Saudita acompanhando o marido, o presidente Barack Obama. Durante a visita, o casal prestou as suas condolências à família real saudita pela morte do rei Abdullah.
De acordo com os padrões sauditas de conduta no que ao vestuário diz respeito, as mulheres devem usar um véu cobrindo as suas cabeças, conhecido por hijab, e mantos negros quando saem para a rua.
Mas a maior parte das mulheres sauditas usa véus cobrindo também boa parte do seu rosto, chamados de niqab.
A Arábia Saudita segue uma vertente do islamismo conhecida como wahabismo, que pratica uma interpretação literal do Corão, o livro sagrado islâmico.
O reino abre excepções para mulheres estrangeiras, que não são obrigadas por lei a trajar o véu no país. Mas dentro dos rígidos preceitos sauditas, espera-se que usem roupas que cubram boa parte dos seus corpos.
A primeira-dama americana vestiu uma jaqueta de mangas compridas com uma camisa por baixo, cobrindo os braços por completo. Assim como ela, outras mulheres na delegação americana também não usaram véus.
Muitos internautas sauditas - e muçulmanos de diferentes países - criticaram o gesto da primeira-dama nas redes sociais. No Twitter, @Riyadh_K_S_A lembrou, em árabe, que a primeira-dama usou o véu na Indonésia, também um país islâmico, mas não na Arábia Saudita. Outros internautas salientaram o facto de que Michelle Obama não era obrigada a usar o véu tradicional.
Houve ainda manifestações nas redes sociais de pessoas que disseram que o gesto foi um acto político digno de elogios, dado o histórico saudita de desrespeito aos direitos das mulheres e aos direitos humanos como um todo.
O advogado americano Michael C. Barnes comentou num tuíte que "há uma mensagem de esperança da primeira-dama na escolha de não usar o véu".

COMPARTILHAR

Author:

Anterior
Proxima